-
Arquitetos: Dezembro Arquitetos
- Área: 15 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Carolina Lacaz
Qual é a sensação de estar dentro de um croissant?
A leveza do produto em si foi o ponto de partida para buscar uma resposta à demanda de desenhar uma loja destinada à venda de croissants. A intervenção consiste na reforma de um imóvel em uma antiga área de garagem com dimensões de cerca de 3 metros de largura por cerca de 5 metros de comprimento.
O desafio inicial foi resolver a circulação entre cozinha, nos fundos do imóvel, e frente da loja, que consiste em uma longa bancada que abraça todos os equipamentos e áreas molhadas. Existe um desnível entre esses dois ambientes de 90 centímetros, sendo a cozinha mais alta, e a loja no nível da rua.
Encontramos nessa altura uma oportunidade para estruturar e relacionar todo o imóvel: os 90cm serviram de altura para a bancada da frente, e também como linha que arremata a soleira da porta que dá para os fundos. Todos os elementos do projeto passaram a respeitar essa camada.
Assim como um croissant, essas camadas construtivas buscam estruturar o espaço. Os próprios alvéolos internos do folhado foram referência para os blocos cerâmicos furados, que se moldam às paredes e piso, criando uma paginação que se infiltra em todos os cantos da loja.
O processo de construção, inclusive, foi similar ao de um confeiteiro: os próprios mestres de obra trouxeram a ideia de “rechear” os furos dos blocos cerâmicos, um a um, com o próprio bico de confeiteiro.
Na narrativa da leveza nasce também o forro, feito de tubos de papelão, que em alguns pontos ilumina indiretamente o salão. Da interseção dos tubos, brota um duto metálico em latão que permite aos usuários lavarem as mãos. Leve, como a água que escorre de cima a baixo. Por último, o uso de algumas peças acabadas em latão remete à coloração dourada e reluzente do croissant; já os blocos cerâmicos evocam a calidez do folhado recém retirado do forno.
A loja se abre para a rua, e a bancada funciona também como exposição dos produtos. Um longo banco longitudinal, em frente ao balcão, também convida aqueles que queiram entrar nesse universo e parar por alguns minutos para apreciar as delícias da talentosa chefe, também arquiteta, Luisa.